segunda-feira, 30 de maio de 2022

Cordas fantásticas: o arquivo pessoal e outros arquivos

A passagem do arquivo pessoal para os arquivos universais em Rosangela Rennó é certamente um marco de sua trajetória como artista-pensadora de arquivos. Parecia-me também ser o caminho natural de quem se apropria de arquivos, pelo menos nas artes visuais.

O que me deixava curiosa era se no meu caso essa transição ocorreria, até porque eu não demonstrava nenhum interesse em qualquer outro arquivo que não fosse o de fotografias de minha família.

E, na verdade, essa virada nunca aconteceu — ou pelo menos ainda não. O que houve foi a presença cada vez mais matérica de arquivos outros, que surgiam, num primeiro momento apenas como referências, e que diziam respeito invariavelmente a um universo também  e cada vez mais  tecnicizado, aparentemente distante daquele das fotografias de família: o do mass mídia, transmutado em reminiscências das quais a fruição daquele arquivo pessoal e afetivo pouco se separava (novelas, filmes e, principalmente elas: as canções).


Capa do disco em vinil The Grand Fantastic Strings, fabricado pela RCA, em 1973. Disponível em: https://www.discogs.com/release/15325826-The-Grand-Fantastic-Strings-The-Grand-Fantastic-Strings. Acesso em: 30 mai. 2022.




segunda-feira, 23 de maio de 2022

ERROR 3: incapacidade para o fim

 A máquina e sua incapacidade de perceber que algo está próximo da dissolução.

Rosto "apresentado" à ferramenta laço magnético do photoshop.


Quanto menos perceptível o rosto, maiores as arestas. 

O resultado.


A despeito da dissolução — ou contra ela? — e sua tendência para a falta de limites claros, força-se uma divisão, uma linha dura que tenta aprisionar aquilo que não é mais alcançável em sua singularidade. 

E aquilo que ainda é possível ao olho-corpo humano (por exemplo, tomar distância para melhor ver) para a máquina é impossível.

 A visualização da imagem em ta-
 manho reduzido traz maior defini-
ção para o olho humano, mas não
para a máquina.


sexta-feira, 13 de maio de 2022

ERROR 2: jogo de gato e rato

O fato de ela não dar conta do trabalho a que se propõe, desde que se proponha a ela um desafio não previsto pelo seu programa gera frustração e prazer. O prazer de tê-la enganado ou, como desejava Flusser, de ter colocado em cheque sua programação — e todo o circuito ideológico ao qual ela pertence. 

Sim. Suas limitações são muitas diante de minha humana esperteza.

Já a frustração vem do fato de que eu realmente desejei que ela conseguisse. Sempre nutri uma vontade secreta de que fotos falassem e se movessem. É como se eu nunca tivesse desejado ludibriar a máquina. Como se eu nunca tivesse desejado desprogramá-la. Como se tivessem tirado de mim o prazer de vê-la funcionar, como que magicamente, conforme o previsto.

Enganar a máquina ou ser por ela enganada. Não consigo decidir o que me dá maior prazer.


Mensagem de erro do Myheritage©.








terça-feira, 10 de maio de 2022

ERROR: Objetos não identificados

Na prática com as animações de fotos pelo Myheritage©, algumas dificuldades enfrentadas pela máquina:


Apagamentos

A máquina não enxerga nenhum rosto aqui...


  

Textura do papel fotográfico

... nem aqui.



Perfis 

A incapacidade para ler perfis talvez seja a mai-
or prova de que a máquina é incapaz de ir além
do programado.




Fotografia cromógena

A perda de pigmentação característica da fotogra-
fia cromógena (filme colorido) resulta numa gran-
de quantidade de "rostos" não lidos. 


quarta-feira, 4 de maio de 2022

Diário de processo 4_maio_2022

Hoje eu realmente testei muitas coisas.

Blog como plataforma de arquivamento das imagens em fundo rosa.


Animações no my heritage com fundo preto.





E fiquei pensando em como as muitas formas de visualização oferecidas pelos diferentes apps, programas, plataformas, nos permitem ver as mesmas imagens de um jeito sempre novo. A visualização a seguir é do painel de início do photoshop:






E também fazer novos registros dessas "novas" imagens: a foto da foto da foto. (num processo praticamente infinito).




CONCEITOS:

cultura da inteface 

cinematicidade (virilio) 

Ver: anais ciact/sad 20/21